econoµza EDUCA #4 – O QUE É RESISTÊNCIA ELÉTRICA?

Como continuação da série econoµza Educa hoje vamos ver o que é resistência elétrica.

No econoµza Educa #2 vimos o que é energia elétrica e exemplificamos que quando colocamos a corrente elétrica para passar em um terreno tortuoso ela realizaria trabalho e que esse terreno poderia ser uma resistência elétrica. Mas o que seria exatamente essa resistência?

Um dos exemplos mais usuais do nosso dia a dia é o do chuveiro elétrico, que falamos no Quanto Custa? #1.

 

Ducha-Lorenzetti-Advanced-Multitemperaturas-Completa

Sabemos que ele tem uma peça chamada resistência que quando “queima” o chuveiro não esquenta mais água, mas como isso funciona?

 

circuito chuveiro

Na imagem vemos a ilustração simplificada do que seria o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica dentro do chuveiro. A corrente sai do fio que vem da parede percorre o caminho de fios dentro do chuveiro, passa por uma resistência e volta por outro fio da parede.

resistencia chuveiro

 

A resistência do chuveiro é feita por uma liga metálica que tem a característica de esquentar quando a corrente elétrica passa por ela. Então, quando a corrente elétrica passa pela resistência, ela esquenta transmitindo calor para tudo o que está próximo. No caso do chuveiro, a água que está dentro dele recebe esse calor.

Outro tipo de resistência é usada na lâmpada incandescente, que vimos no Quanto Custa? #2, o princípio é o mesmo que da resistência de chuveiro, o que muda é que a resistência da lâmpada é feita de tungstênio que tem a característica de emitir luz ao passar corrente elétrica por ele além de emitir calor.

 

lâmpada incandescente

Existem vários tipos de resistências elétricas de vários materiais diferentes, além de vários tipos de usos para elas combinados com outros componentes elétricos. Estes foram dois exemplos de uso de resistência elétrica no nosso dia a dia.

Qualquer dúvida e/ou sugestão é só colocar nos comentários.

Até a próxima.

 

Referências:

http://intrometendo.com/como-instalar-chuveiro/

http://fisicapaidegua.com/prova.php?fonte=UNICAMP&ano=2008

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/31862/Resistencia-Chuveiro-Kibanho-220x3000w—descontochuveiro-batepreco1

http://www.riovolts.com/blog/?p=89