econoµza EDUCA #3 – O QUE É TENSÃO ELÉTRICA?

Olá, tudo bem com vocês?
No post anterior da série, econoµza Educa #2, tivemos uma noção do que é Corrente e Energia Elétrica e hoje veremos o que é Tensão Elétrica.

Sabemos que os aparelhos elétricos podem ser vendidos em basicamente três categorias em relação ao seu funcionamento com a rede elétrica: 110V, 220V ou bivolt.

Mas o que significam esses dados? De onde eles vêm?

Recapitulando o que foi dito no post anterior: A Corrente Elétrica são os elétrons que saem dos átomos de forma ordenada para outro ponto devido a “algum acontecimento” e que a Energia Elétrica é a capacidade dessa corrente elétrica de gerar trabalho.

Esse acontecimento que age sobre os elétrons é chamado de Tensão Elétrica ou Diferença de Potencial. A aplicação de uma diferença de “potencial elétrico” ou “energia potencial elétrica” age como a diferença de pressão no caso das correntes de ar, ou como a diferença de altura no caso de uma rampa. Os elétrons saem de seu lugar de carga negativa para um lugar de carga positiva, ou seja, se movimentam devido a presença de uma diferença de cargas elétricas, ou diferença de potencial.

 

pinguim-surfando

Mas como assim carga?

Por definição os elétrons possuem carga negativa e os prótons possuem carga positiva, então quanto mais elétrons em um lugar maior é a carga negativa e quanto mais prótons maior é a carga positiva e elas se atraem. Sendo assim, voltando para o ponto antes da corrente elétrica acontecer, antes dos elétrons saírem dos seus átomos, se colocarmos uma carga mais positiva ao lado desses átomos será como se estivermos inclinando uma bandeja cheia de bolinhas, a diferença de potencial formada por essa carga positiva e a negativa presente agirá como se fosse uma diferença de altura, fazendo com que os elétrons saiam de seus átomos e caminhem em direção à carga positiva.

diferenca potencial

 

Os átomos que perderam elétrons, por sua vez ficarão com mais prótons e a carga que estava negativa ficará mais positiva atraindo outros elétrons próximos, criando assim um ciclo e uma corrente de elétrons no sentido dessa carga mais positiva que foi colocada próxima à esses átomos, ou seja, uma corrente elétrica.

Bom depois de toda essa volta, o que é Tensão Elétrica?

A tensão elétrica é a medida do trabalho que deve ser feito por uma carga para movimentar outra, ou seja, o trabalho que a carga positiva aplicada tem na carga negativa para retirar seus elétrons dos seus átomos.

Dando um exemplo mais prático:

Uma pilha possui duas marcações, uma com o símbolo + e a outra com o símbolo , elas informam que de um lado ela possui carga negativa e do outro carga positiva.

 

pilha

Ao lermos as informações dela vemos o dado 12V escrito nela, neste caso 12V é o trabalho necessário para que, ao ligarmos os dois pólos da pilha, a carga positiva movimente os elétrons da carga negativa. O mesmo serve para explicar a medida de 110V nas nossas tomadas, essa medida é o trabalho necessário para que a carga positiva do lado mais positivo movimente os elétrons do lado mais negativo quando forem ligados.

 

É isso, qualquer dúvida ou sugestão é só colocarem nos comentários.

 

Até a próxima.
Referência:

http://www.infoescola.com/fisica/tensao-eletrica/

https://fmcblog.wordpress.com/2010/02/05/diferenca-de-potencial-uma-analogia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Volt

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_el%C3%A9trica

http://ceaf.g12.br/professor.php?id=15&idd=197