econoµza EDUCA #2 – O QUE É ENERGIA ELÉTRICA?

Olá, tudo bem com vocês?

Esse é mais um post da série econoµza Educa, e vou dar continuidade ao assunto do primeiro post falando sobre o que é Energia Elétrica.

Decidi já abordar esse tema, pois, utilizarei o que vai ser explicado aqui como base para outros posts futuros no site.

Mas indo direto assunto, o que é Energia Elétrica?

No post econoµza Educa #1 eu explico que energia é uma grandeza que descreve o relacionamento mútuo entre duas entidades e que ela é associada à capacidade dessas entidades produzirem trabalho ou realizarem uma ação. Seguindo essa lógica a energia elétrica é a capacidade da corrente elétrica de realizar trabalho.

Mas essa definição ainda não ficou muito clara.

Primeiro vou resumir o que é corrente elétrica (em um post futuro darei uma explicação mais profunda sobre o assunto):

atom-nucleus-153152_640

Todas as coisas são formadas por átomos e esses possuem um próton e elétrons ao seu redor.

Supondo a situação em que esses átomos estão bem em repouso, quando de repente acontece algo que faz com que os elétrons saiam de seus átomos, como um vendaval chacoalhando os frutos de uma árvore. Porém ao contrário do que acontece em um vendaval em que os frutos caem de forma desordenada no chão, os elétrons caminham de forma ordenada como se fossem várias pessoas em fila caminhando para um destino.

corrente1

Esse acontecimento é chamado de Tensão Elétrica e o movimento ordenado dos elétrons é chamado de Corrente Elétrica.

Bom, entendido que corrente elétrica é basicamente uma fila de elétrons indo para algum lugar, surge a ideia: E se colocarmos esses elétrons para trabalhar já que eles já estão se movimentando?

Podemos fazer isso modificando o caminho em que eles estão passando.

Imagine que esses elétrons sejam pessoas e elas estejam passando por um terreno conturbado, cheio de ladeiras e buracos, nessa situação para que a velocidade de caminhada delas continue a mesma elas teriam que gastar mais energia e iriam começar a suar como produto desse gasto de energia. No mundo da eletricidade um tipo de terreno conturbado é chamado de Resistência Elétrica e o “suor” dos elétrons é o resultado do trabalho deles que é diferente dependendo do tipo de resistência em que eles estão andando.

Por exemplo, no caso das lâmpadas incandescentes, das quais falei no post Quanto Custa? #2, o resultado do trabalho é a luz e o calor gerados pela lâmpada, no caso de fornos elétricos, cafeteiras e chuveiros elétricos, Quanto Custa? #1,  o resultado é o calor que é utilizado para aquecer alimentos e líquidos.

Portanto a capacidade dos elétrons em movimento (corrente elétrica) passar por esses “terrenos” conturbados  e gerarem um resultado (realizar trabalho) é chamada de energia elétrica.

Existem vários tipos de “terrenos” além das resistências elétricas, como capacitores, indutores, entre outros. Vou explicá-los melhor em posts futuros. Então, se quiserem ficar sabendo das novidades do site acompanhem o site curtindo a página do facebook: econoµza – facebook.

Qualquer dúvida e comentário é só escrever.

Até a próxima.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_el%C3%A9trica

http://teoriaeletronica.blogspot.com.br/2014/01/elementos-da-eletricidade.html

http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eletrica.htm