econoµza EDUCA #1 – O QUE É ENERGIA?

Olá, este é o primeiro post da série econoµza Educa, em que vou tentar explicar, de forma simples e objetiva, assuntos básicos do nosso dia a dia.

Como primeiro assunto escolhi falar sobre energia.

Mas o que é energia?

A primeira coisa que vem à mente quando nos fazemos essa pergunta é energia elétrica, porém ainda não vou falar dela aqui. O conceito de energia é um pouco mais abstrato.

Procurando na Wikipédia achei as seguintes frases:

  • “Segundo a ciência a energia é uma das grandezas necessárias para descrever o inter-relacionamento mútuo entre dois entes ou sistemas físicos. A outra grandeza é o momento”.
  • “É bem difundido – não só em senso comum – que energia associa-se geralmente à capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação.” (Feltre, Ricardo, 2004)

Vamos pensar da seguinte maneira:

Imagine um casal, vamos chamá-los de João e Maria, que se encontram pela primeira vez e sentem atração um pelo outro à primeira vista.

casal primeiro encontro

João toma coragem e vai em direção a Maria para puxar assunto e Maria também age com o mesmo pensamento em mente.

Quando João vê Maria pela primeira vez sente atração e isso também ocorre com Maria, ou seja, existe uma energia que age em João e Maria que faz com que eles sintam atração um pelo outro.

Essa energia provoca a necessidade dos dois de saírem de seus lugares em repouso e se deslocarem um para a direção do outro, ou seja, essa energia provocou uma ação nos elementos envolvidos.

Podemos pegar um exemplo oposto também, onde duas pessoas que não se gostam se encontram na rua.

pessoas brigando

Ao se verem, elas sofrem mutuamente repulsão um pelo outro, ou seja, existe uma energia que age nessas duas pessoas que faz com que eles sintam repulsão um pelo outro.

Consequentemente, essa energia provoca a necessidade dessas pessoas se afastarem.

Esses são apenas dois exemplos simples de dois tipos de ação provocadas por uma energia, existem vários tipos de reação que a energia pode provocar, tudo depende dos elementos envolvidos.

Futuramente pretendo me aprofundar nos vários tipos de energia conhecidos.

Espero que tenham gostado da abordagem, qualquer dúvida ou sugestão coloquem nos comentários.

Até a próxima.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia

Feltre, Ricardo – Química – Volume 1 – sexta edição – Editora Moderna – São Paulo – 2004